O Artista: Big Nelo – O Legado da Lenda
Conhecido nacionalmente como a “Lenda“, Big ou Emanuel de Carvalho Ngenohame, nasceu na província do Namibe em 26 de novembro de 1970, Big Nelo é cantor e compositor. Pai de cinco filhos e casado com Ilya Machado, ele deu seus primeiros passos no mundo da música desde muito cedo.
Em 1991, fundou o primeiro grupo de rap em Angola, o “SSP”, juntamente com Paul-G, Jeff Brown e Kudy. Com esse grupo, gravaram quatro álbuns originais que muitas vezes levaram o povo angolano ao êxtase com seus hits, incluindo “99% de Amor” (1996), “Odisseia” (1998), “Alfa” (2000) e “Amor e Ódio” (2003). O álbum “Amor e Ódio” marcou o retorno dos SSP, com apenas Big Nelo e Jeff Brown do alinhamento original.
Entretanto, Big Nelo tem percorrido uma trajetória única na música angolana, sempre à frente de seu tempo, solidificando uma carreira de sucesso e deixando sua marca na história da música angolana. Ele levou o nome da música angolana além das fronteiras, promovendo-a grandemente.
Após alguns anos de atividade, em 1996, assinaram um contrato com a editora Vidisco, levando à gravação de seu primeiro trabalho discográfico, “99% de Amor”, que se caracterizava pela fusão de ritmos aliados ao rap. Os SSP se tornaram o primeiro grupo de rap angolano a lançar um trabalho discográfico, um marco importante na história do rap em Angola.
O segundo álbum, “Odisseia”, lançado em 1998, levou os SSP a uma digressão internacional que passou por Angola, África do Sul, Cabo Verde, Inglaterra, Portugal e Moçambique, onde alcançaram disco de prata em vendas.
O terceiro álbum do grupo, “Alfa”, lançado em fevereiro de 2000, apresentou uma nova versão do tema “Sempre que amor me quiser” em homenagem a Ramiro Martins, produtor do primeiro álbum do grupo e ex-marido de Lena d’Água, que faleceu durante as gravações do segundo álbum. Este trabalho contou com a participação de vários artistas convidados, como TC, Boss AC, Gutto e African Voices. O álbum foi inicialmente apresentado em Angola, num espetáculo em março de 2000, tornando-se o primeiro grupo a lotar o pavilhão da Cidadela. A turnê seguiu com sucesso para Portugal, Macau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Inglaterra e Brasil.
“Amor e Ódio” também contou com participações de artistas conceituados, como Djavan no tema “Meu Bem Querer”, Max Viana no tema “Samurai” e Tó “TC” Cruz no tema “Dime Porque (Tu Te Vás)”. Este álbum incluiu ainda dois samples de músicas do músico angolano Teta Lando.
Em 2005, Big Nelo deixou o grupo SSP e lançou sua carreira solo, lançando os álbuns “Momentos da Trajetória” (2005), “KARGA” (2008) e “A Minha Maneira” (2011). Mais uma vez à frente de seu tempo, ele se tornou o primeiro rapper a fusionar o rap com o kuduro, lançando sucessos como “Hoje é Surra”, “Nem que Tentem”, “O Meu Próximo Passo” e outros.
Sugestões: C4 Pedro revela top 5 das figuras que mais admira em Angola
Além de sua carreira musical, Big Nelo é dono da produtora B26, que lançou nomes como Cage One, As Welwitchias, Cef, Lil Saint e Young Double e outros.
Trabalhou com o cantor C4 Pedro e juntos lançaram o sucesso “Calor e Frio”. Formaram a dupla B4, que se tornou a dupla angolana de maior sucesso no país, em Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, onde receberam o troféu de Melhor Música Estrangeira de 2014.
Atualmente, com mais de 50 anos de idade, Big Nelo, artista, pai e empreendedor, concentra-se em cuidar de sua família e apoiar outros artistas.
Por fim, Ele também se dedica à realização dos maiores eventos da música angolana e eventos voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de sua renomada produtora, Karga Eventos é uma empresa especializada em co-produção, produção e realização de eventos, tais como o ‘UNITEL FESTA DA MÚSICA’, o ‘SHOW DA VIRADA’ e outros mais intimistas.